sábado, 30 de abril de 2016

SÉRIES SUPIMPAS PARA QUEM GOSTA DE PSICOLOGIA

Você estuda psicologia?
É psicólogo?
Gosta da área?

Listamos pra vocês algumas séries com a temática psi que talvez você possa gostar!




IN TREATMENT


Um psicanalista, cinco casos, uma sessão por dia. Isso é o que se passa na série "In Treatment", que foi inspirada em uma série de sucesso da TV israelense. Nela, Paul Weston possui um consultório dentro de sua própria casa e a cada episódio mostra uma sessão, inclusive a sua. A série não apresenta resoluções dos casos, o que nos coloca como voyeur, fazendo com que possamos acompanhar todo o processo psicanalítico do ponto de vista profissional e também do paciente. Com um roteiro tenso, prende a atenção do início ao fim.




SESSÃO DE TERAPIA


A série é a versão brasileira de "In Treatment", também baseada no serie israelense Be Tipul. Dirigida por Selton Melo, produzida por Roberto D’Avila e exibida pelo Canal GNT, conta com atores incríveis como Maria Fernanda Cândido, Sérgio Guizé, Marina Lima, Maria Luisa Mendonça e outros.



LIE TO ME

A série televisiva americana traz as investigações de uma equipe formada por especialistas em detectar mentiras, no qual são os melhores. As mínimas expressões e gestos são interpretados por esses cientistas do comportamento, que prestam seus serviços para diversas entidades, como o FBI, a polícia, empresas particulares ou mesmo pessoas que estejam dispostas a descobrir a verdade que alguém pode estar escondendo.





PSI

Psi é também uma produção brasileira e conta a história do psicanalista, psicólogo e psiquiatra Carlo Antonini, que atende na cidade de São Paulo. Não bastasse uma ex-mulher, um filho e dois enteados, ele ainda se presta a investigar por conta própria, nas horas vagas, crimes e casos complexos. Seu alívio é discutir os contratempos da vida com sua vizinha e colega de profissão, Valentina, e o amigo coveiro, Severino.




MENTAL

Produzida pela FOX, a série conta a história do Dr. Jack Gallagher, um jovem psiquiatra brilhante que acaba de assumir a diretoria da área de saúde mental de um hospital e que tem métodos nada ortodoxos para tratar os seus pacientes, como também pouco respeito pelas regras estabelecidas.




PERCEPTION

A série é um drama sobre a mente humana, centrada no Dr. Daniel Pierce, um talentoso, excêntrico e paranoico neurocientista e professor que conhece a fundo a mente e os comportamentos humanos. Devido sua grande inteligencia e conhecimento, é recrutado por Kate Moretti, sua antiga aluna, para trabalhar como seu parceiro no FBI. 




HUFF

Huff conta a história de um psiquiatra de sucesso cuja vida muda bruscamente quando um cliente de 15 anos comete suicídio em seu escritório. Após anos de ajuda e a lidar com os traumas de seus pacientes, ele agora tem de lidar com o seu e, por isso, é forçado a reavaliar sua carreira e repensar toda a sua vida. 





WEB THERAPY

Fiona Wallice é uma terapeuta que põe em prática um novo método de terapia, a Web Therapy. Na sua opinião, a versão tradicional das terapias de 50 minutos dá margem para que os pacientes falem sobre coisas irrelevantes. Encurtando as sessões para apenas 3 minutos, ela espera resultados mais rápidos, já que, nesse caso o foco da consulta se volta para o que há de relevante. Suas sessões são feitas pela internet, através de webcams, e são gravadas na esperança de atrair investidores para tornar sua nova técnica uma opção de terapia a nível mundial.




CRIMINAL MINDS

A série é de suspense e focada numa equipe de elite do FBI cuja especialidade é analisar perfis de criminosos, para antecipar seus passos e evitar que eles voltem a atacar. Enquanto detetives comuns estudam as evidências de um crime, esta unidade analisa o comportamento do criminoso até chegar a uma lista de suspeitos. Eles investigam o crime de dentro para fora, ou seja, eles tentam pensar com a cabeça do criminoso. 




TELL ME YOU LOVE ME

Os episódios trazem os relacionamentos e vidas de três casais que estão passando por complicações. Cada casal vive uma fase diferente da relação amorosa e todos têm algo em comum: vão falar sobre seus problemas com a psicóloga May Foster, que também enfrenta suas próprias questões nos seus 43 anos de casamento. 


DEXTER

Valendo-se do fato de ser um especialista forense em análise sanguínea e de trabalhar no Departamento de Polícia de Miami, Dexter, de um modo bem meticuloso e sem pistas, come rosquinhas, bebe café, mata criminosos que a polícia não consegue trazer à Justiça. Ele organiza seus assassinatos em torno do "Código de Harry", um apanhado de regras e procedimentos desenvolvidos por seu pai adotivo, Harry, para garantir que seu filho nunca seja preso e assegurar que ele mate apenas outros assassinos ou políticos corruptos. Harry também treinou Dexter quanto a interagir convincentemente com outras pessoas apesar de ser um sociopata








HANNIBAL
Will Graham é um professor e agente especial do FBI que possui a incrível habilidade de reconstruir cenas de crimes em sua mente. Tirado da sala de aula pelo agente Jack Crawford, ele se vê encarregado de uma grande missão, que o colocará cara a cara comDr. Hannibal Lecter, seu pior e mais novo aliado.



ANGER MANAGEMENT

Charlie é um ex-atleta que teve sua carreira encerrada devido aos problemas com controle da raiva, então ele volta a estudar e se especializa em terapia de controle de raiva. Toda semana ele atende seus pacientes em seu escritório, além de ajudar um grupo de prisioneiros. Charlie também tem que lidar com sua ex-mulher e a filha adolescente do casal que tem TOC, além da sua terapeuta com quem ele faz sexo casualmente.




4 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas! Já conhecia algumas, certamente procurarei mais a fundo!

    ResponderExcluir
  2. Também considero muito interessante assistir a estas séries quando a série tem embasamento em teorias psicológicas

    ResponderExcluir
  3. Também considero muito interessante assistir a estas séries quando a série tem embasamento em teorias psicológicas

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse artigo. Estarei acompanhando o site.

    Estou com um projeto semelhante de site de psicologia, o Psico Lógos: http://www.blogpsicologos.com.br

    ResponderExcluir