segunda-feira, 15 de junho de 2015

QUAIS AS MAIORES NECESSIDADES HUMANAS?

Os seres humanos têm diversas necessidades primárias. Algumas dessas necessidades humanas foram listadas pelo psicológo Abraham Maslow. Segundo ele, o homem é motivado por suas necessidades, sejam elas emocionais ou fisiológicas.

Podemos dizer que algumas prioridades listadas entre as necessidades humanas são: a fome, o desejo sexual e as necessidades do corpo, como a evacuação. Também existem as necessidades de realização pessoal.

O psicológo Abraham Maslow criou uma pirâmide hierárquica das necessidades humanas, são elas: necessidade de segurança, necessidade social, necessidade de status, necessidade de auto-realização e necessidades fisiológicas, que se encontram na base da pirâmide.

As necessidades fisiológicas são aquelas relacionadas ao organismo, como alimentação, sono, abrigo, água, excreção, libido, entre outras. Essas são as principais necessidades do homem.

Depois de suprir todos os desejos fisiológicos, o ser humano começa a buscar suas necessidades de segurança, representadas por estabilidade, proteção contra a violência, proteção para saúde e recursos financeiros.

Em seguida, temos as necessidades sociais, como amizades, intimidade sexual, socialização e aceitação. Depois, vêm as necessidades de status e estima, entre elas a autoconfiança, o reconhecimento, a conquista e o respeito.

Por fim, temos as necessidades de autorrealização, que estão no topo da pirâmide hierárquica, e contam com moralidade, criatividade, espontaneidade, autodesenvolvimento e prestígio.

Como podemos notar, o homem está sempre em busca da realização de suas necessidades.Sempre que conquistamos a realização de um desejo, logo colocamos outro no lugar. Assim, o ser humano vive uma constante necessidade de realização pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário