terça-feira, 16 de junho de 2015

O QUE É SOMATERAPIA?

A Somaterapia é um processo terapêutico criado pelo escritor e terapeuta brasileiro Roberto Freire. Essa terapia consiste em utilizar técnicas terapêuticas e pedagógicas para a articulação de um trabalho corporal e de uso da linguagem. A somaterapia é realizada em grupo e tem como inspiração a obra de Wilhelm Reich sobre o corpo e a emoção.


A Somaterapia tem como princípio ajudar as pessoas a ampliarem sua autonomia emocional, social e ético-política. Durante as sessões da Somaterapia, os terapeutas falam de conceitos de organização da vida. O tratamento pode durar até um ano e meio.



Roberto Freire defende o prazer e a liberdade para combater as neuroses das relações sociais. A somaterapia une conceitos de psicologia, sociologia, política e filosofia em busca da evolução e do desenvolvimento humano.



Essa terapia é considerada libertária, pois transforma o comportamento humano por meio do cotidiano e das interações sociais. A somaterapia ajuda as pessoas a lidarem com as relações de poder, com os sentimentos e as extensões emocionais.



Para Roberto Freire, a Somaterapia é uma terapia anarquista. O conceito surgiu no início dos anos 1970 para ajudar a resolver conflitos emocionais e psicológicos. Essa técnica terapêutica corporal, realizada em grupo, trabalha diretamente as formas como as pessoas devem viver em sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário