sexta-feira, 17 de outubro de 2014

APLICATIVOS PARA PSICÓLOGOS E OUTROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Atualmente os Smartfones já estão muito disseminados, sendo que o sistema operacional Android domina o mercado por sua variedade de aplicações e valores acessíveis. Abaixo, uma lista de aplicativos que podem ser úteis no contexto clínico da prática de Psicólogos e de outros profissionais da saúde. Existem muitos outros aplicativos além dos listados aqui, mas estes que listei são aqueles que considero mais úteis e que acabaram por permanecer, ao longo do tempo, em meu celular.

DSM Reference: Aplicativo gratuito que trás os critérios diagnósticos do DSM-IV-TR para consultas rápidas. Essencial e muito útil.O ícone do aplicativo é meio fora de contexto, mas seu conteúdo é impecável. 

ICD HD 2012 Permite a consulta rápida à CID-10 e à CID-9. Embora existam aplicativos gratuitos para esta finalidade, este é o aplicativo com a interface mais adequada para esta função, na minha opinião.

ODK Collect: Este aplicativo permite a aplicação de questionários e inventários, assim como o armazenamento organizado dos resultados de forma que estes possam ser processados a qualquer momento. Os questionários podem ser criados sob medida para cada situação ou necessidade utilizando alguma das muitas ferramentas disponíveis on-line. Desde prontuários simples e evoluções por meio de escalas, até pesquisas de base populacional, esta é a ferramenta ideal para coleta de dados.

Guia de Bulas: Um compêndio de bulas de medicações, fácil e rápido de consultar. 

Medscape: Aplicativo útil para manter-se atualizado sobre as pesquisas de maior impacto na área clínica. Também trás informações sobre tratamentos e medicações, além de possuir uma ferramenta para verificação de interações medicamentosas.

pSUS (Procedimentos SUS): O aplicativo contém a lista de codificações de procedimentos do SUS, útil para quem trabalha em contextos institucionais, psicossociais e de pesquisa.

3D Brain: Trás um modelo tridimensional de cérebro, com diversas áreas importantes destacadas e explicadas. É fácil e usar e intuitivo, pode ser útil para ilustrar explicações em psicoeducação.

Genetics 4 Medics: Trás informações sobre síndromes genéticas, útil para consultas rápidas. Além da descrição das síndromes, trás uma lista de pistas diagnósticas. Também possui links para expandir as informações.

Cognitus DBT Self-Help: É um aplicativo com ferramentas para ajudar na regulação emocional dos pacientes e na eliminação de comportamentos autodestrutivos. Como está em inglês, sua utilidade como ferramenta para os pacientes é bastante limitada, porém é útil para profissionais que queriam conhecer mais sobre a Psicoterapia Dialética-Comportamental.

NICE Guidance: Um guia de boas práticas em contextos psicossociais, institucionais e governamentais pelo National Institute for Health and Clinical Excellence. É interessante para se manter atualizado sobre recomendações de manejo de diversas situações em saúde.

Um comentário:

  1. Tem esse tbm: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.marcussanita.ipccapp

    ResponderExcluir