quarta-feira, 24 de setembro de 2014

É POSSÍVEL APRENDER OUTRO IDIOMA ENQUANTO DORME?

Aprender uma nova língua durante o sono parece algo um tanto quanto diferente ou ainda sem relação. Porém, estudo suíço propôs-se a responder a seguinte pergunta: Quais os efeitos, para a aprendizagem, de se ouvir algo durante o sono?
Para tanto, pesquisadores das universidades suíças de Zurique e Fribourg desenvolveram pesquisa objetivando verificar se estudantes que aprendiam holandês poderiam melhorar sua memória, ouvindo novamente novas palavras durante o sono (Schreiner & Rasch, 2014). 
asdasjkdfnasjdf
Às 10 horas da noite eles receberam uma série de palavras-pares holandesas e alemãs para aprender – os sujeitos eram falantes nativos alemães. Metade do grupo, em seguida, foi para a cama, enquanto a outra metade permaneceu acordada; tanto o grupo que havia ido dormir quanto aqueles mantidos acordados depois ouviram uma reprodução de algumas das palavras-pares que tinham aprendido anteriormente.
Este procedimento foi realizado para verificar se ouvir repetidamente algumas das palavras teve qualquer efeito adicional benéfico a aprendizagem.
Às 02h:00 os dois grupos receberam um teste e, surpreendentemente, as pessoas que tinham dormido se saíram melhor ao recordar as palavras que tinham ouvido durante o sono do que aqueles que haviam sido mantidos acordados.
O estudo sugere que ouvir palavras durante o sono pode nos ajudar a aprendê-las, provavelmente porque ao ouvi-las, mesmo durante o sono, ativa novamente a área cerebral correspondente a palavra.
Um dos autores do estudo, Björn Rasch, ressalta, porém, que não é suficiente apenas ouvir as palavras enquanto você dorme:
” Esta melhora foi somente constatada quanto a palavras que já se aprendeu antes de dormir. Reproduzir palavras desconhecidas quando se está dormindo não tem efeito algum “.
Dr. Rasch está otimista sobre os usos práticos do método, pontuando que este é fácil de usar no dia a dia e pode ser adotado por qualquer pessoa.
Se você está pensando em tentar isso, os pesquisadores descobriram que o aprendizado ocorreu durante o sono REM – este é o sono profundo e sem sonhos, que acontece com mais freqüência na primeira metade da noite.
Fonte: PsyBlog

0 comentários:

Postar um comentário