segunda-feira, 26 de maio de 2014

PÓS E CONTRAS DO WHATSAPP NO RELACIONAMENTO AMOROSO

Por Karina Simões

"DRs na modalidade virtual podem ser benéficas" 


Tenho observado, em minha experiência clínica, que cada vez mais casais têm se comunicado entre si
através de um aplicativo de celular (Whatsapp) que os fazem travar um diálogo onde eles não mais têm conseguido realizá-lo "cara a cara".

Reflito algumas vantagens e desvantagens dessa modalidade e dinâmica afetiva de dialogar:


Vantagens:

1ª) Ambos têm a oportunidade de falar. Em crises, muitos casais não sabem parar para ouvir um ao outro.

2ª) Impede e evita o grito, que desestabiliza emocionalmente o outro.

3ª) Impossibilita uma reação de violência física.

4ª) Permite que se pense mais antes de enviar a mensagem desejada, tendo em vista que em uma fala o "filtro" usado é bem menor.

5ª) Algumas pessoas se expressam melhor na forma escrita do que na fala. Assim, se atinge melhor o objetivo do que se intenciona ser transmitido.

6ª) Elabora-se melhor o que se pretende dizer, sem impulsividade da comunicação verbal oralizada.


Desvantagens:

1ª) Não se percebe a expressão afetiva da escrita, ou seja, podendo haver equívoco na interpretação e no sentido do que se desejou realmente ser dito.

2ª) Embora possa se fazer uso de emoticons, esse recurso não exprime com tanta precisão emoções e sentimentos.

3ª) Não possui o registro de um tom de voz mais ameno possível no diálogo presencial, que pode dar mais leveza ao que se transmite.

4ª) Lembre-se, um olhar vale mais que mil palavras.

5ª) Relações amorosas não são contratos formais dispostos em regras de cobranças e permissividades. A troca do calor humano é que tem a força de ajustar o comportamento.

6ª) O contato virtual deixa de ser beneficiado com os estímulos de uma presença física, que podem facilitar, tais como: um toque, um abraço, um beijo ou mesmo um pedido de desculpas que, mais do que um registro na internet, se torna uma verdade confirmada pelo encontro de dois corações.

É importante frisar que cada casal tem sua dinâmica e não há regras preestabelecidas. A timidez, o medo ou o receio da reação do outro, a dificuldade de falar olhando nos olhos, a distância física e outros aspectos podem levar os casais a terem, atualmente, suas "Drs" na modalidade virtual. Mas, se houver respeito entre o casal e essa dificuldade de falar presencialmente não estiver comprometida no relacionamento, tendo ambos a garantia do direito de falar e de ouvir, as conversas virtuais servirão de alicerce, cada vez mais, para a base desse encontro a dois. Lembrando que as conversas, sejam virtuais ou não, não devem ter uma conotação de cobrança. 

Afinal, convivência a dois no amor, é ter a liberdade de poder se expressar podendo falar na presença do amado tudo o que o coração vive. Tudo com respeito a si e ao outro sempre!



Fonte: UOL

2 comentários:

  1. Existe agora a possibilidade de enviar mensagens em áudio pelo Whatsapp, possibilitando a expressão quase real do que realmente se sente e se quer transmitir, diminuindo o risco de interpretações errôneas por parte do receptor.

    Eu tive uma namorada recentemente. Quando precisávamos conversar sobre algo que nos incomodava, ela sempre dizia "Ah não. Não quero conversar. Tá tão bom assim, se a gente conversar a gente vai acabar brigando". Eu caía nessa e relevava. Quando ela chegava na casa dela, eu recebia algumas mensagens virtuais falando sobre o que eu tinha feito de errado e que a havia incomodado.

    Parece que as redes sociais oferecem uma sensação de segurança pras pessoas. Elas ficam mais a vontade para dizer o que pensam e as vezes até abusam dessa segurança, insultando e "trolando" outras pessoas. Mas realmente distanciou de mais as pessoas, a ponto de, no caso do relacionamento que citei, os momentos juntos serem para ficar junto e não pra falar. Parece estranho ne? Mas é interessante analisar essa nova configuração de relações que as redes sociais estão nos apresentando, na minha opinião, muito pouco ou nada benéficas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, você conseguiu expressar tudo o que eu "penso" sobre a questão sobre o assunto. rs

      Excluir