terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MEU NAMORADO PROPÔS UM RELACIONAMENTO ABERTO. O QUE EU FAÇO?

Por Anette Lewin
 
 
 
"Ele disse que gostaria de ter um relacionamento mais aberto, ele quer continuar comigo, pois sinto que ele me ama e sou a pessoa que elegeu para ficar com ele, mas também quer, antes de casar, ter a liberdade de poder viver outra experiência com outra pessoa sem se sentir culpado por isso"

"Para muitas pessoas o relacionamento não convencional pode ser interessante na teoria, mas na prática não funciona"
 
Resposta: A proposta de seu namorado é de um relacionamento não convencional, ou, como se diz por aí, de um relacionamento aberto.
Ele expõe para você de uma forma sincera o que sente e o que deseja. É claro que numa sociedade onde o convencional ainda impera e a monogamia serve de base para o romantismo e para os tabus que sustentam o consumo, isso pode parecer um tanto quanto estranho.

Mas como é você que está na dúvida sobre aceitar ou não a proposta que recebeu, o mais lógico seria avaliar a questão do seu ponto de vista. Sim, é você que deve refletir sobre sua possibilidade real de conviver com a ideia de que seu namorado possa vir a ter outra pessoa ao mesmo tempo que mantém um vinculo afetivo com você.
 
Existem casais que fazem esse tipo de acordo sim. De forma explicita ou não.
 

Tipos de relacão aberta
1º) Alguns combinam que podem ter outros relacionamentos, mas serão discretos e não falarão disso com o parceiro;
 
2º) Outros abrem o jogo e relatam seus outros relacionamentos para o parceiro oficial;

3º) Existem ainda aqueles que, de comum acordo, envolvem terceiras pessoas na relação afetiva e/ou sexual do casal.

Assim são alguns casamentos... A maioria dos relacionamentos porém, ainda é "convencional": o casal promete fidelidade perante a sociedade e perante o parceiro e... faz o que bem entende. Sem muita explicação ou discussão. E alguns casais mantêm realmente a fidelidade enquanto o casamento dura.
 

Como discutir a possibilidade de um relacionamento aberto

- Como você ainda não é casada, converse com seu namorado sobre a extensão da proposta dele: até quando ele quer conhecer outras pessoas?

- Como funcionaria a relação após o casamento?

- Você tambem pode conhecer outros homens?

Sim, é importante, no rascunho de uma relação não convencional, que se fale sobre possibilidades presentes e futuras. É claro que a vida é cheia de surpresas e seria impossível fazer um contrato de relacionamento que envolva todas as situações que possam acontecer. Mas, pelo menos as mais prováveis devem ser levantadas.

Depois disso, a bola está com você. Tente ser o mais sincera possivel com você mesma. Para muitas pessoas o relacionamento não convencional pode ser interessante na teoria, mas na prática não funciona. A capacidade de dividir afetos pode ser possivel para uns, de personalidade menos narcisista e de criação mais aberta, mas não para outros, mais carentes e de criação rígida e tradicional. Tente entender a qual desses grupos você pertence para tomar sua decisão de forma consciente e não se arrepender depois.


Fonte: Vya Estelar

Um comentário:

  1. Se vc ficou na dúvida e procurou outras pessoas pra saber o VC DEVE FAZER é pq esse não é o tipo de relacionamento que vc pretende, está aí a resposta pra sua questão. Seu namorado não está levando tão a sério quanto vc essa relação ao quel parece. O mundo é grande e está cheio de pessoas com gostos semelhantes ao seu, se quer evitar sofrimentos futuros bote ponto final nisso e esteja aberta a uma relação ao seu contento que isso virá ao seu . Tbm pode acontecer de ele ver que vc "não está nem aí" e vir correndo atrás de vc, mais amadurecido. Eu hein, o cara diz que gosta de vc, mas não quer se comprometer. Abre o olho!!! É cilada!!! Nem tudo o que muitos fazem ou é modinha é correto.

    ResponderExcluir