quarta-feira, 7 de agosto de 2013

MULHERES SÃO TÃO FÉRTEIS AOS 39 COMO AOS 27, DIZ PSICÓLOGA

É comum as mulheres sentirem receio em deixar a maternidade para depois dos 30 anos, mas a professora e psicóloga Jean Twenge derrubou a crença de que depois de três décadas completas de idade começam os problemas de fertilidade. Segundo ela, uma mulher aos 39 anos é tão fértil como era aos 27. As informações são do Daily Mail.
Ela afirmou que o público feminino acompanha estatísticas baseadas em registros desatualizados, feitos antes que tratamentos e medicamentos avançados fossem descobertos e quando a qualidade de vida era mais baixa. Autora do livro The Impatient Women’s Guide to Getting Pregnant (O Guia para Mulheres Impacientes para Engravidar, em tradução livre), ela afirmou que também temia não poder ser mãe por ter mais de 30 anos. “A maioria dos sites e livros que li sobre o assunto dizia que uma em cada três mulheres com idade entre 35 e 39 anos não poderia engravidar em menos de um ano”, contou. Ela também encontrou informações sobre a intensa diminuição de chances de engravidar após a idade.
No entanto, Jean descobriu que todos os estudos nos quais foram baseados os dados eram antigos. Segundo a profissional, as mulheres precisam procurar novas pesquisas que mostram um cenário encorajador quando se trata de gravidez após os 30 anos. Como prova, ela citou um estudo feito em 2004 com 770 mulheres europeias, liderado por David Dunson – membro do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental dos EUA. A pesquisa descobriu que 82% das mulheres com idade entre 35 e 39 anos, que tiveram relações sexuais pelo menos duas vezes por semana, engravidaram em um ano. Das com idade entre 27 e 34 anos, 86% conseguiram o resultado no mesmo período.
Jean afirmou que problemas de fertilidade não são baseados apenas na idade de uma mulher, mas também em doenças como endometriose e bloqueio das trompas podem prejudicar o sonho de ser mãe. As afirmações da psicóloga receberam críticas de médicos. A ginecologista e obstetra Valentine Akende defendeu a queda na fertilidade feminina a partir dos 31 anos e uma dificuldade em engravidar acentuada após os 41 anos.


Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário