segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PSICÓLOGA CRIA TESTE PARA DETECTAR TPM


Enquanto há muitas mulheres que não percebem nenhum sintoma decorrente da Tensão Pré-Menstrual (TPM), outro grupo sofre com a mudança repentina de humor, a ansiedade, a depressão, a sensibilidade emocional excessiva, a fadiga, a falta de concentração, a dor de cabeça, entre tantos outros transtornos.

Diante desse cenário, a psicóloga Leire Aperribai, da Universidade do País Basco, na Espanha, resolveu aprofundar o tema em sua tese de doutorado. Segundo ela, ainda não há critérios padronizados para diagnosticar a TPM e, portanto, “é difícil canalizar intervenções apropriadas para tratar mulheres que sofrem com esses sintomas”.

Tomando como ponto de partida as definições e critérios estabelecidos pela quarta versão do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais, publicado pela Associação Psiquiátrica Americana, Leire estabeleceu uma série de perguntas para distinguir quem são as mulheres que sofrem com a TPM.

O questionário, que dura cerca de 10 minutos, foi aplicado em mulheres que estudam ou trabalham em um dos três campus da universidade e 15% delas apresentaram sinais de TPM. Apesar de não ser um método definitivo de diagnóstico, pode ser o início de um novo tratamento.



Fonte:Tosabendo.com



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Psicologia não é senso comum!

    Fonte: Tosabendo.com?

    isso é fonte de pesquisa confiável? isso é ajudar a construir a Psicologia com que intuito?

    ResponderExcluir