quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O QUE É MOTIVAÇÃO?


SERIA O MOTIVO DA MOTIVAÇÃO?
Por Márcia Chicareli Costa



"Pode quem pensa que, pode"...

O dicionário Aurélio diz: Motivação é o conjunto de fatores, os quais agem entre si, e determinam a conduta de um indivíduo.

É acreditando neste conjunto de fatores que existe dentro de cada um de nós e que faz com que determinemos nosso jeito de ser e estar na vida que conseguimos alcançar aquilo que desejamos.

Todo ser humano é capaz, desde que, acredite em seu potencial, desde que ajudado por outro ser humano, desde que compreendido em suas dificuldades e aceitando suas limitações.

Acreditando no ser humano que você é, faço esta reflexão que fala de coisas que são capazes de fazê-lo chegar dentro de si e encontrar sua motivação para conquistar o que já existe em você! Todos têm potencialidades.

"Somos o que buscamos ser"...se queremos de verdade e acreditamos, encontramos um equilíbrio.

Para procurar o que se é, precisamos estar motivados a isso, encontrar em nós mesmos a vontade e a esperança, a crença e a determinação em SER.

Somos tantas coisas e não nos damos conta disso. Você já parou um minuto para refletir sobre as suas conquistas?

Lembra-se quantas coisas teve que perder para chegar onde está hoje? E o esforço feito até aqui, valeu a pena, não é mesmo?

Quando paramos para pensar em nós mesmos, conflitos emergem, parece que os caminhos que seguimos sempre são turvos e cheio de complicações, mas se assim o são, ou se apresentam é porque colocamos nossos pensamentos nesta direção.

A proposta é: Descomplicar!

Compreender melhor o que se pensa e se possível mudar nosso pensamento, isso é absolutamente possível, afinal o impossível foi inventado para que o tornássemos possível.

Estar equilibrado é estar no meio, nem tanto para lá, nem tanto para cá. Só encontramos o equilíbrio quando conseguimos nos manter no meio da situação.

Um equilibrista sabe que seu ponto de equilíbrio é o meio do pé. Todos nós somos equilibristas, sabemos conduzir a vida pelo meio. A responsabilidade é algo que nos é cobrada, e mesmo a responsabilidade pode ser tratada com equilíbrio. Nada na vida encontramos pronto. Tudo, temos que construir, se queremos viajar, mesmo que seja só no pensamento, devemos construir nossa viagem. “O pensamento parece uma coisa a toa, mas como é que a gente voa, quando começa pensar”, como diz na canção.

Transformar as coisas que vivemos em algo que seja bom para nós e é incrível quanta coisa se pode fazer a partir de nosso pensamento. Para ter amigos temos que buscar equilibristas como nós. Para termos um emprego, precisamos nos equilibrar como um equilibrista.

Muitas vezes as pessoas não podem nos ouvir, pensam que viver em equilíbrio é algo distante da realidade, por isso somos diferentes e as vezes nos sentimos sozinhos. O segredo é: "Equilibrar-se dentro do possível"...

Quando se pergunta a alguém: "Tudo bem?"

As respostas são: "Muito mal. Meu trabalho está estressante." Ou ainda "Muito bem. Tive aumento de salário."... Daí concluímos que quem vai mal ou vai bem são o trabalho, o aumento de salário que está relacionado com o trabalho, mas e as pessoas, como estão as pessoas?

É engraçado quando ouvimos: "Vou mal. Estou com muitos “grilos” na cabeça." Ou ainda "Vou bem. Hoje pela primeira vez, eu verdadeiramente vi um arco-íris."

Parece estranho, mas essas segundas pessoas falam delas mesmas.

As vezes caímos na vida e quando caímos queremos logo saber onde está o chão. Precisamos de chão, de algo concreto que nos apóie e saber que esse chão reside dentro de cada um de nós é o espetáculo maior de estar equilibrado. Poder dizer: "Olhe! Meu chão fui eu mesmo que fiz!"

Aprendemos a nos equilibrar com o tempo. Essa aprendizagem é interessante, saber que por si se fez o que podia. Vale a pena, vale muito a pena.

Para finalizar, é importante ressaltar, que na vida cada um acha o que quer. O convite feito a você que lê este escrito, é que encontre em você o equilíbrio para viver bem, tranquilo, centrado, sereno, calmo e sempre muito motivado a continuar de onde parou.

Seguir em frente é estar em movimento, é estar motivado, é ter motivo...



Um comentário:

  1. esta é a meta mais ambiciosa - mudar a vontade das pessoas. aumentar a vontade para coisas produtivas e retirar a vontade do alcool e drogas.

    ResponderExcluir