quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

INDIVIDUALISMO CONTEMPORÂNEO

Por Shayene Mariano



Comecei a apreciar minha própria companhia... Sozinha mas não tão só, sozinha com essa gritaria que vem de dentro.

A solidão tornou-se uma das características do individualismo contemporâneo, onde cada indivíduo vivencia em um mundo paralelo, ou seja, em seu próprio mundo. O ser único não precisa compartilhar aquilo que mais teme, ou seja, seus sentimentos. Podendo assim permanecer enclausurado, inatingível naquilo que revela sua maior fortaleza, em tamanha fragilidade. 

O homem é movido pela fugacidade, portanto encontra-se exposto à superficialidade em suas relações. O desapego surge como produto dos mecanismos de defesa, os quais são inatos e ativados em situações em que o indivíduo encontra-se em perigo. 

O individualismo, a solidão e o desapego, cada um em sua particularidade compreendem, o que hoje, podemos denominar homem egocêntrico. A maneira com que o ser humano está lidando com suas relações e consigo mesmo, está generalizando-o em um único conceito de homem; o que deveria ser amplamente abrangente, considerando a subjetividade que compreende a mais complexa das espécies, a espécie humana.

O viver só do homem o acomodou, impossibilitando-o de construir e manter relações em grupos. Por simples comodismo ou medo de ter que lidar com frustrações, as quais supostamente surgirão futuramente, está facilitando para o aumento, não somente do individualismo e do egocentrismo, mas também um crescente uso de medicamentos antidepressivos. Medicamentos estes que mascaram o real sintoma, podendo impossibilitar o tratamento adequado.

Ver, sentir, ouvir, falar, desejar, acreditar, fazer... Permita-se! A partir da sua mudança interior, esta projeta para o externo e reflete aquilo o qual você permitiu. Sozinho, mas não tão só. Junto, mas não tão junto. Mas sim o equilíbrio entre ambos. 

Aprecie a solidão, mas na companhia do outro.




2 comentários:

  1. Só eh possivel conhecer a si mesmo nos relacionamentos. A solidao psicologica eh um caminho sem conflitos, mas o isolamento eh um precipicio.

    ResponderExcluir
  2. Só existe isolamento para uma alma vazia, o cérebro em atividade constante, está lotado de companheiros, e se você usar sua mente em busca de utilidades para sua vida, então seus amigos podem ser considerados amigos bons.
    Moro sozinha, mas não me sito só. Uso minha mente para estudos, ou seja
    estou em constante atividade. Ás vezes vou dormir 2 horas da manhã, parece que o dia para mim é curto. e envio aos amigos, mais para os virtais, do que para os reais muitas mensagens dos meus sites.

    ResponderExcluir