segunda-feira, 1 de outubro de 2012

NINGUÉM ME SUPORTA. O QUE DEVO FAZER?

Por Eduardo Ferreira Santos

"Irritabilidade alta pode estar associada a uma disfunção orgânica"


Tenho uma irritabilidade altíssima e constante, isto atrapalha meus relacionamentos até com minha família. Já ouvi várias vezes que sou insuportável, chata e que deveria ficar sozinha... mas não suporto a ideia de solidão. Será que isto pode ser sintoma de algum problema psicológico?


Resposta: Essa sua irritabilidade pode estar associada a um problema orgânico, a chamada "disritmia cerebral", que alguns teóricos chegam a considerar como um tipo de "epilepsia emocional".

Não são todos os psiquiatras que assim consideram pequenas alterações no eletroencefalograma mas, a minha experiência mostra que pessoa irritáveis, cansadas e cansativas, repetitivas, com um certo grau de viscosidade (griscoidia), isto é, insistem em ficar com os outros, são por demais apegadas e, portanto, são consideradas "chatas". Mas elas podem melhorar bastante com o uso de certas medicações indicadas para epilepsia em doses moderadas que também são indicadas como Estabilizadores de Humor.

Sugiro que você consulte um psiquiatra e que também siga esta linha de pensamento e discuta com ele sobre a indicação de uma medicação como a lamotrigina, por exemplo.

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracterizam como sendo um atendimento. Dúvidas e perguntas sobre receitas e dosagens de medicamentos deverão ser feitas diretamente ao seu médico psiquiatra. Evite a automedicação. 



0 comentários:

Postar um comentário