quarta-feira, 19 de setembro de 2012

VOCÊ CONHECE A IMPORTÂNCIA DAS CORES?


Desde o momento que abrimos os olhos, as cores têm um papel importantíssimo na forma como percebemos o mundo. Sendo assim, de uns anos para cá, a psicologia tem-se interessado pelas Cores e quais os efeitos, atribuições e associação no ser humano. É uma área de crescente expansão a Psicologia das Cores, tendo associações a várias outras áreas, como na Psicologia Ambiental, nas cores utilizadas de forma a otimizar o comportamento desejado. Associada também à área do Marketing, no sentido que decidir quais as cores para determinado produto chegar até determinado público-alvo.
Atualmente já existem inúmeros estudos, sobre qual é o efeito das cores, e qual a melhor cor quando se pretende determinado comportamento. Hoje vou então falar um pouco sobre as principais cores e as suas atribuições.
AZUL: O azul, é considerada a cor preferida tanto para homens como para mulheres. É considerada a cor da simpatia, da harmonia, da amizade e da confiança. Associada também á fidelidade, à grandeza, à vastidão e eternidade. Considerada pelos artistas uma cor fria, associada ao espiritual.
VERMELHO: A primeira cor que o ser humano vê. Associada ao Amor, porém também ao ódio. É considerada a cor da força, do valor, da atração, do calor, da energia, da paixão, da proximidade e do desejo. Opondo-se ao azul, o vermelho é considerada uma cor quente e associada ao físico/corporal.
AMARELO: É preferida por pessoas mais velhas. É considerada a cor mais contraditória, visto estar associada ao otimismo, mas também ao nojo, à mentira e à inveja. Associada ao entendimento, mas também aos desprezíveis e aos traidores.
VERDE: Associada à fertilidade, à natureza, à esperança, ao tranquilizante, à falta de juventude, á imaturidade e ao venenoso. Simboliza a cor do útil e da burguesia.
PRETO: Por muitas pessoas, não considerado um cor, mas sim a ausência de branco. Associado ao fim, à dor. À semelhança do vermelho, associado ao ódio. Cor da maldade, da sujidade e do azar. Porém, também simboliza elegância e individualidade. O preto é a cor que menos depende da moda.
BRANCO: Branco é considerado uma mistura de todas as outras cores. Associado ao começo e Ressurreição, à perfeição, ao início e à unicidade. Cor da pureza, inocência, esterilidade e honestidade.
Apesar de muitas estas atribuições e efeitos sejam inconscientes, têm um incrível poder sobre o ser humano, no seu comportamento e capacidades. Não apenas as formas, e a disposição das coisas no espaço influenciam o comportamento, mas também a cor dos objetos.
Pense bem de que cor quer o seu quarto, o seu escritório ou a sua cozinha, pois a cor que definir ajudará ou prejudicará o objetivo pretendido do espaço. O quarto, pretende um espaço de tranquilidade, use a cor base de azul. Se pretender um espaço de paixão, aplique tons de vermelho.
Desta forma pode otimizar os espaços, visto que escolhendo as cores certas, vai ter mais probabilidade obter os comportamentos desejados.

0 comentários:

Postar um comentário