quarta-feira, 2 de maio de 2012

PRECISAMOS IR ALÉM


Por Ana Raquel Tenório dos Santos


"As amarras das Instituições, o aprisionamento aos conceitos, o compromisso com um determinado modo de pensar. De tudo isso, clamo por me libertar, falta-me ainda coragem de ousar. A angustia, no entanto, inquieta-me para que eu possa pelo menos tentar.”
                                                                                                                  Ana Maria L. C. Feijoo



Diante da vida, a cada momento estamos nos deparando com novos conceitos, novas verdades, novas formas de viver e pensar. E o novo às vezes nos assusta, diria que quase sempre, mas é nessa dinâmica que nossos aprendizados se constituem. Ao entrar em uma faculdade, seja ela qual for, as coisas não são diferentes e falando de psicologia então, haja conflito.

Ao inicio, como quase todos os estudantes de psicologia, entrei na faculdade com o discurso de que queria ajudar as pessoas e entender a mente humana e os comportamentos. Ao chegar à metade do curso, percebo que esse discurso pode ainda existir, mas em segundo plano, primeiramente eu tenho me ajudado, me conhecido, me descoberto. Acredito que além de tudo, a psicologia nos proporciona olharmos para nós mesmos, buscarmos as nossas duvidas diante da vida.

Mas esse processo não é tão fácil, pelo menos para mim não tem sido. O processo de desconstrução de conceitos pré-estabelecidos exige muito esforço e dedicação, é necessário amar ocupar este lugar. Eu tenho que primeiro me trabalhar, pra poder me dispor a estar ao lado das pessoas, e ajuda-las com seus problemas. É como juntar a teoria com a prática, as aulas da faculdade e os livros lidos, o trabalho pessoal e o trabalho de campo, tudo isso é de bastante importância nesta formação, penso eu.

Às vezes tenho a sensação de que ainda não aprendi nada, e bate o desespero sem saber como agir diante de determinada situação. Por exemplo, como eu vou fazer se tal paciente chegar à minha clinica (quando falo de clinica, não falo de consultório, falo de qualquer tipo de atendimento psicológico independente do lugar) com tal problema, o que falar, o que pensar e como agir. O medo de não da conta ao assumir essa posição. Mas quando falo isso, sabemos que não só diz de uma carreira profissional, mas é algo que trago na minha constituição como sujeito.

Porém, não existe uma única forma de se fazer psicologia, uma única abordagem certa, uma única forma de agir, uma vez que trabalhamos com o sujeito na sua singularidade. Ainda que o trabalho seja com grupos, esse grupo forma uma unidade que é diferente de outros. Cada individuo trará a sua demanda, que muitas vezes podem chocar com conteúdos nossos, por isso a importância do trabalho pessoal. Tenho buscado a cada dia, renovar as minhas ideias e buscar estar mais perto daquilo que me identifico, e além de tudo tenho tentado olhar para o outro sem receios ou preconceitos, acredito que esse seja um grande passo. Mas não acaba por aqui, psicologia é um desafio diário.

Enfim, acredito que é necessário também ir além dos muros da instituição, buscar, pesquisar, inventar, reinventar, e outras coisas mais. Sair do conceito fechado em que fomos formados e começar a olhar para as possibilidades e para o ser enquanto singular, nas suas particularidades, sem preconceitos ou anseios. 
Medos sempre existirão, o importante é não desistir, continuar caminhando. Que a psicologia ainda me proporcione conflitos, medos, mas também conhecimentos e alegrias. Até a próxima semana.

5 comentários:

  1. Psicologia! A profissão mais linda do mundo! Excelente post!

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de seguir esta carreira....admiro as pessoas que o seu desejo é ajudar as outras....
    Obrigadah Ana Raquel, por me fazer mais uma vez refletir sobre meus próprios conceitos...

    ResponderExcluir
  3. Não tem o que agradecer querida Sarah, que possamos crescer juntos :D

    ResponderExcluir
  4. Esse ano eu me decide que quero ser um Psicólogo, Admiro muito quem já atua na área .,
    E um dia espero ser um de vcs .!
    Ótimo texto .!!

    ResponderExcluir